Para Associação Americana de Psicologia (APA) a supervisão  é uma prática profissional distinta que tem uma relação colaborativa com componentes que facilitem e avaliem, ao longo do tempo, o aprimoramento de competências profissionais e prática científica do supervisionando através do monitoramento da qualidade dos serviços prestados, protegendo o público ou fornecer o auxílio para o  ingresso na profissão.

A supervisão em Terapia Cognitivo Comportamental tem como foco o treino de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) do terapeuta cognitivo comportamental, que podem envolver:

  • Compreensão do caso e sua conceituação;

  • Escolha de estratégias terapêuticas, logicamente resultantes da conceituação de caso;

  • Tornar os momentos críticos conscientes e identificar pontos cegos na terapia;

  • Compreender a relação terapêutica e criá-la com um determinado paciente;

  • Esclarecer as fronteiras de suas competências e perceber seus próprios limites;

  • Compreender o contexto em que a terapia é fornecida;

  • Perceber contratransferência em pensamentos, emoções,reações corporais, comportamento e atitudes;

  • Aumentar o conhecimento;

  • Aumentar a consciência das questões éticas na terapia;

  • Desenvolvimento de habilidades terapêuticas específicas;

  • Apoiar a autonomia do terapeuta;

  • Cuidar de si mesmo - prevenir o esgotamento.

O Beck Institute reforça que pesquisas sobre aprendizagem de adultos mostram de forma consistente que o treinamento contínuo sobre como aplicar a TCC é crucial para transferir novos conhecimentos para seu trabalho clínico. Os terapeutas que recebem supervisão geralmente demonstram um nível mais alto de competência na administração da TCC.

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